Justificativa:

 

No ano de 1981, ainda nos bancos da Universidade, despertadas pelo sabor da Psicologia Infantil e Escolar, nascia no coração de três estudantes de Psicologia, Mariângela Pagani Fazano, Maria Luiza Anzuino Carrara e Terezinha Valdicila Parducci Rosati da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, o sonho de construir um espaço no qual as crianças pudessem crescer desenvolvendo suas potencialidades, brincar e ser feliz... Dessa forma, ousaram e colocaram suas idéias em prática, com a supervisão da Professora da disciplina de Psicologia Escolar, Dra. Raquel de Souza Lobo Guzzo e planejaram a criação da Escola "O QUINTAL".

O nome "O Quintal" foi escolhido por representar um espaço onde a criança tenha oportunidade de aprender, testar os seus limites, transpor desafios a partir da convivência com o outro e com a natureza de maneira lúdica e livre, podendo se expressar da maneira como é. 

Em julho de 1983 alugaram um imóvel na Rua Araçatuba, 375, no Trujilo, escolhido por ter um terreno ao lado que foi gramado, recebendo árvores, viveiros de aves, tartarugas, coelhos e brinquedos, transformando-se em um verdadeiro quintal.

Então, "O QUINTAL", de um sonho estudantil distante, tornou-se realidade e foi inaugurado em 14.02.1984, com 28 alunos. No final desse mesmo ano letivo já contava com 76 alunos matriculados. A Escola tinha como razão social Escola de Educação Infantil "O QUINTAL" e compreendia cursos do Maternal I ao Pré, abrangendo crianças de 1 ano e 6 meses a 6 anos e 6 meses.

Com o crescimento da Escola o espaço físico tornou-se pequeno e insuficiente para comportar novas matrículas. O espaço também limitava a implantação do Ensino Fundamental (na época, denominado 1º. Grau) que já era um grande desejo da equipe técnica e dos pais dos alunos.  Para dar continuidade a esse novo sonho, foi adquirida uma área de 4.000 metros, na Avenida 9 de Julho, próxima do "O Quintal".  No ano de 1989 deu-se inicio à construção de um novo prédio totalmente adaptado para a atividade escolar e à filosofia da Escola.

Em 20 de janeiro de 1990 a DRESO - Divisão Regional de Ensino de Sorocaba autorizou o funcionamento do curso de 1º. Grau, que foi denominado como Escola de 1º. Grau "O QUINTAL" e tendo como sua mantenedora a Escola de Educação Infantil "O QUINTAL".

Em 09 de fevereiro de 1991 a DRESO - Divisão Regional de Ensino de Sorocaba autorizou a mudança de endereço da Rua Araçatuba, 375, Trujillo, para o prédio próprio recém-construído, localizado na Av. Nove de Julho, 585, Vila Barão.

Esse ano de 1991 foi o grande marco da história da Escola. Foram inauguradas as novas instalações e iniciava-se a trajetória da Escola, que agora também abrigava o ensino Fundamental (na época, denominado 1º. Grau).

Em 15 de novembro de 1996 foi publicada a nova razão social do "QUINTAL", passando a denominar-se Escola de Educação Infantil e 1º Grau "O QUINTAL".

Com a alteração da denominação de 1º. Grau para Ensino Fundamental, também foi alterada a razão social para Colégio "O QUINTAL" - Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme publicação de 09 de julho de 1997.

Em 2001 novamente foi alterada a razão social para Colégio COMPANHIA NO ENSINO - Educação Infantil e Ensino Fundamental. Contudo, o nome O Quintal perpetuou-se no tempo até os dias de hoje.

Grandes momentos marcaram a vida do Colégio,  tais como a implantação da Mini Academia de Letras, sob a responsabilidade da Professora de Língua Portuguesa do Colégio, Silvia Maria A. Assis e, com o apoio da Professora Mirna Atala, membro da Academia de Letras de Sorocaba, o Projeto Vida Sustentável; Festa da Família; as pousadas, que além do lazer promovia também o convívio social numa situação diferente da acadêmica; Semana da Criança e do Adolescente; Projetos de Leitura além da "contação de histórias" que incentivava a prática da leitura permanente através de um estilo diferente e único de abordar a literatura; Mostra de Arte; o Rádio na Escola, o Jornal "Nossa Companhia"; as Festas Juninas organizadas com participação de pais e alunos, dentre outros que incluíam a música e o teatro.

Durante os anos de 2002 e 2003 funcionou também no Colégio o Curso de Formação de Educadores do Espaço Pedagógico de São Paulo, sob a coordenação de Madalena Freire, Pedagoga e filha do grande educador Paulo Freire. Esse curso tinha como objetivo o estudo e aprimoramento da equipe docente do Colégio e, também, era aberto à outros profissionais da área de ensino da cidade e região.

O Colégio funcionou até o ano de 2007. Vinha enfrentando dificuldades financeiras para poder conciliar e manter a sua filosofia de trabalho, pautada pela qualidade do ensino, com número limitado de alunos por classe e grande investimento pedagógico. Não aceitando renunciar aos seus princípios pedagógicos, as proprietárias decidiram encerrar as atividades do Colégio.

Filosofia e Pedagogia - Foi uma das primeiras escolas sócio construtivista da cidade de Sorocaba. Proposta pedagógica inovadora que despontava no cenário educacional, baseada nos estudos de Emília Ferreiro e outros estudiosos, como uma grande revolução na educação.

Foi também pioneira no trabalho de adaptação das crianças que ingressavam na escola. Ao receber as crianças e as famílias nesse novo espaço, um mundo enigmático e desconhecido, um trabalho de acolhimento individual era realizado. Assim, a separação era trabalhada de forma gradativa, respeitando a individualidade de cada aluno, ajudando-o a pertencer a este novo lugar, o que resultava em maior independência e autonomia.

Para o Colégio "O Quintal" a educação tinha um grande desafio, que era ensinar para atingir a compreensão de todos e garantir o êxito no desempenho de cada aluno, no processo de aprendizagem. Significava ensinar, considerando a capacidade de cada aluno e as possibilidades de aprendizagem.  Fazer com que todos aprendam, mantendo, respeitando e valorizando as diferenças de cada um.

A escola tinha como premissa a idéia de que a criança inicia se conhecimento a partir do momento do seu nascimento que se desenvolve nos primeiros meses e nos primeiros anos da infância. Portanto, a criança vive as experiências decisivas e nisso se fundamenta toda construção posterior de sua formação, seja no aspecto social, cognitivo ou emotivo. Com essa compreensão do ensino, criamos um ambiente escolar culturalmente significativo, tais como a sala de aula, o espaço da leitura, a música, a arte, o teatro, o parque, que ajudam a criança a se sentir em um ambiente estimulante que pudesse fazer o exercício de escolha, ousar, errar, refletir, reparar, sentir as consequências de seus atos, corrigir e reavaliar suas ações. E ainda, onde a criança se aproprie de conhecimentos que lhe permitam continuar transformando-se para o resto da vida. 

Para atingir esses objetivos, o educador deve saber lidar com as diferenças individuais, observar a capacidade de cada aluno, como e de que forma aprende. Descobrir como ensinar de forma a atingir todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Assim o colégio "O Quintal" preocupava-se com a capacitação da sua equipe técnica e oferecia subsídios para qualificar o seu trabalho, como cursos de aprofundamento, supervisões individuais e coletivas semanais. 

A escola também valorizava o envolvimento da família no processo de aprendizagem. Os pais tinham grande participação nos projetos educacionais, criando uma parceria escola - família harmoniosa. A escola oferecia um apoio técnico para melhor acompanhamento dos alunos, e rodas de discussões com profissionais especializados em temas relacionados ao mundo infanto-juvenil.

 

O PATRONO:

Ney Oliveira Fogaça nasceu em Sorocaba em 1920. Também filho de sorocabanos, Eurydes Fogaça e Olinda de Oliveira Fogaça, sempre pautou sua vida sobre princípios éticos de cidadania dedicando a maior parte de seus esforços profissionais à Educação no município de Sorocaba e Região. Em 1947, casou-se com Yvette da Silva Fogaça e tiveram quatro filhos: Paulo, Tereza, Ney e Sérgio.

Ney Oliveira Fogaça foi professor dos Grupos Escolares Visconde de Porto Seguro, Escola Municipal e Diretor do Grupo Escolar Presidente Roosevelt. Já na Prefeitura Municipal de Sorocaba exerceu os cargos de Diretor de Ensino, Diretor de Inspeção Geral, Diretor Administrativo, Chefe do Setor de Difusão Cultural e, durante muitos anos, exerceu o cargo de Diretor na Secretaria de Educação e Saúde, cargo que ocupou até a sua aposentadoria em fevereiro de 1976.

Durante muitos anos, atuou como Supervisor da Campanha Nacional de Alimentação Escolar, atendendo a merenda escolar das 74 escolas de então, do município de Sorocaba, através dos governos Federal, Estadual e Municipal. Orgulhava-se também de ter coordenado, através da Secretaria de Educação da Prefeitura, a organização das solenidades da Semana da Pátria na cidade.

Como sorocabano e rotariano, sempre servindo a sociedade, foi Diretor fundador da Sociedade Hípica Sorocabana, Clube de Tiro ao Alvo e Clube de Campo de Sorocaba. Foi ainda Diretor do Instituto Histórico Geográfico e Geológico, Clube União Recreativo, Sorocaba Clube, Vila dos Velhinhos e Ipanema Clube. Foi rotariano durante 52 anos, prestando os mais diversos serviços humanitários à comunidade.

Iniciou sua trajetória profissional na farmácia de seu pai, Eurydes Fogaça, que durante muitos anos esteve na Rua Barão do Rio Branco. Cursou a escola primária no Grupo Escolar Visconde de Porto Seguro e o secundário no Ginásio Municipal, formando-se como professor na Escola Normal de Sorocaba.

No dia 18 de novembro de 2007, veio a falecer e, o sentimento de saudade dos familiares, amigos e conhecidos só é superado pela inspiração dos mais nobres princípios éticos de cidadania e honestidade que o Professor Ney plantou durante toda a sua vida.